Análogo simula menopausa

Os análogos de GnRH bloqueiam os hormônios e simulam uma menopausa

Os análogos do hormônio GnRH (gonadotrina coriônica humana) são medicações conhecidas e muito utilizadas para o controle dos sintomas de dor da endometriose.

Eles têm a capacidade de induzirem uma “pseudomenopausa” na mulher: a menstruação é suspensa temporariamente, podendo surgir sintomas semelhantes à uma menopausa, como as ondas de calor e a diminuição da massa óssea 1. Devido a isso, seu uso costuma ser limitado por 6 meses.

Assim como as demais medicações hormonais, os análogos não fazem desaparecer as lesões de endometriose profunda. Servem ao controle dos sintomas. É como se as deixassem “dormentes” durante o tratamento. Mais de 70% das mulheres com endometriose profunda podem ter persistência das lesões após o término do uso 2. Apesar de serem usados na prática médica há mais de 20 anos, não foram capazes de mudar a história da endometriose.

1. Pierce SJ, Gazvani MR, Farquharson RG. Long-term use of gonadotropin-releasing hormone analogs and hormone replacement therapy in the management of endometriosis: a randomized trial with a 6-year follow-up. Fertil.Steril. 2000;74(5):964-968.
2. Waller KG, Shaw RW. Gonadotropin-releasing hormone analogues for the treatment of endometriosis: long-term follow-up. Fertil.Steril. 1993;59(3):511-515.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088