Cirurgia para engravidar

As chances de gestação aumentam em mulheres inférteis que fizeram a remoção máxima da endometriose

A (vídeo)laparoscopia é a única opção que pode tratar ao mesmo tempo os sintomas de dor e a infertilidade associados à endometriose. Porém, a opção por cirurgia é sempre individualizada. Poderá ser escolhida após uma ampla discussão sobre seus benefícios e possíveis desvantagens.

O objetivo da laparoscopia é a remoção máxima das lesões de endometriose. O útero será sempre preservado. O cuidado com os ovários é total, pois é o local onde estão todos os óvulos da mulher. Ao final do procedimento, a anatomia dos órgãos ginecológicos deverá ser restaurada, e a inflamação da endometriose reduzida.

As taxas de sucesso são favoráveis, mas podem variar com o grau de remoção da endometriose. Em casos de endometriose profunda, as chances de gravidez espontânea podem ser até 4 vezes maiores após a cirurgia 1. Quando a cirurgia é realizada antes da fertilização in vitro, as chances podem quase que dobrarem 2.

1. Zanatta A, Bianchi PH, Chamie LP, Motta EL, Serafini PC, Pereira RM. Extensive resection of deep infiltrative endometriosis significantly increases spontaneous pregnancy rates. Fertil Steril. 2008;90:83-84 Supplement.
2. Bianchi PH, Pereira RM, Zanatta A, Alegretti JR, Motta EL, Serafini PC. Extensive excision of deep infiltrative endometriosis before in vitro fertilization significantly improves pregnancy rates. J.Minim.Invasive.Gynecol. 2009;16(2):174-180.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088