Doutor, eu tenho endometriose?

Sintomas, exame físico e um exame de imagem especializado são suficientes para o diagnóstico

Muitas mulheres podem ter esta dúvida. Para respondê-la, a informação é essencial. O tema é importante e atrai uma atenção cada vez maior da imprensa comum, das sociedades organizadas, e da classe médica.

Uma conversa completa entre médico e paciente é o passo mais importante de todos! Nesta conversa, procura-se identificar os sintomas de dor da endometriose, e fatores associados à possível infertilidade. Durante o exame pélvico de toque vaginal, o médico experiente poderá diagnosticar corretamente até 80% dos casos 1.

A ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética pélvica são os exames de imagem mais utilizados. Os índices de acerto dependerão não do tipo de exame, mas da experiência do profissional que o realiza. Já a dosagem sanguínea de CA-125 costuma ser falha, e de utilidade limitada 2. A cirurgia de videolaparoscopia deverá ser realizada com o objetivo de tratamento, e não como diagnóstico da endometriose.

1. Hudelist G, Ballard K, English J, et al. Transvaginal sonography vs. clinical examination in the preoperative diagnosis of deep infiltrating endometriosis. Ultrasound Obstet Gynecol. Apr 2011;37(4):480-487.
2. Kitawaki J, Ishihara H, Koshiba H, et al. Usefulness and limits of CA-125 in diagnosis of endometriosis without associated ovarian endometriomas. Hum.Reprod. 2005;20(7):1999-2003.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088