Endometriose e infertilidade

Endometriose é a causa mais comum de infertilidade feminina

Há uma associação entre endometriose e infertilidade da mulher. Até metade das mulheres com endometriose pode ter dificuldade para engravidar, e até metade e todas as mulheres com infertilidade tem endometriose 1. É certamente a principal causa de infertilidade feminina. Deverá ser sempre pesquisada durante a avaliação do casal infértil, especialmente quando a mulher tiver sintomas de dor associados.

E por que pode ocorrer a dificuldade para engravidar? Pesquisas mostram que a inflamação causada pela endometriose pode prejudicar a qualidade dos óvulos, o transporte dos espermatozoides, o processo de fecundação, e até mesmo a implantação do embrião dentro do útero 2. A depender do grau destas alterações e da associação com outros fatores, mulheres com endometriose podem engravidar com dificuldade, ou necessitarem de tratamento. Outras mulheres engravidarão espontaneamente, sem necessidade de tratamento.

1. Missmer SA, Hankinson SE, Spiegelman D, Barbieri RL, Marshall LM, Hunter DJ. Incidence of laparoscopically confirmed endometriosis by demographic, anthropometric, and lifestyle factors. Am.J.Epidemiol. 2004;160(8):784-796.
2. de Ziegler D, Borghese B, Chapron C. Endometriosis and infertility: pathophysiology and management. Lancet. Aug 28 2010;376(9742):730-738.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088