FIV para endometriose

A fertilização in vitro pode tratar a infertilidade associada à endometriose

A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução humana que pode ser tratar várias causas de infertilidade, entre elas a endometriose 1. Com ajuda de um tratamento hormonal específico, faz-se a fecundação entre o espermatozoide e o óvulo em um laboratório especializado, e o embrião é transferido para o útero.

A FIV pode ser uma opção viável e efetiva para o tratamento da infertilidade associada à endometriose, especialmente quando não houver sintomas de dor. O objetivo do tratamento é superar as barreiras que a endometriose pode causar no processo de gestação, como a inflamação, alterações de trompas uterinas, dos óvulos ou mesmo da implantação no interior do útero.

Em determinados casos, poderá ser necessária uma videolaparoscopia antes da realização da FIV, para que se possa melhorar as condições da pelve e aumentar as chances de sucesso 2. A opção por FIV deverá ser individualizada, e decidida após detalhada conversa entre médico e paciente.

1. Senapati S, Barnhart K. Managing endometriosis-associated infertility. Clin Obstet Gynecol. Dec 2011;54(4):720-726.
2. Bianchi PH, Pereira RM, Zanatta A, Alegretti JR, Motta EL, Serafini PC. Extensive excision of deep infiltrative endometriosis before in vitro fertilization significantly improves pregnancy rates. J Minim Invasive Gynecol. 2009;16(2):174-180.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088