Não é culpa sua!

Você não tem culpa alguma por ter endometriose

A endometriose pode ser vista como a “doença da mulher moderna”. Daquelas mulheres que teriam um perfil psicológico de maior ansiedade. Daquelas mulheres que trabalham muito e que seriam mais estressadas. Das mulheres que adiaram a maternidade até atingirem sua estabilidade profissional. E por aí adiante...

Curiosamente, as mulheres costumavam ser culpadas pelas suas dores em tempos tão remotos quanto 800 D.C., na Índia antiga. Mudaram-se os motivos e a época, mas pouco se mudou o entendimento. O grande mal entendido é que muitos dos supostos fatores de risco identificados nas pesquisas científicas são chamados “fatores de confusão”. Eles podem ser mais uma consequência, do que propriamente uma causa de endometriose.

Certamente, fatores psicológicos ou socioeconômicos não causam endometriose 1. Eles simplesmente podem ser mais comuns nas mulheres que descobrem a doença, porque elas buscam mais o diagnóstico. Não é culpa sua!

1. McLeod BS, Retzloff MG. Epidemiology of endometriosis: an assessment of risk factors. Clin Obstet Gynecol. Jun 2010;53(2):389-396.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088