Prolapso genital tem cura

O prolapso genital pode ser tratado com sucesso

Prolapso genital significa a “queda”, ou a “descida”, de um ou mais órgãos pélvicos (bexiga, útero, e intestino) pela vagina. A mulher pode perceber uma sensação de peso ou de corpo estranho diferente por baixo, além de alterações durante o ato sexual. Outras mulheres não têm sintomas, apesar de terem o prolapso genital.

O prolapso genital é mais comum durante a menopausa, especialmente após os 60 anos de idade 1. E seu tratamento irá depender da intensidade dos sintomas e do tamanho do prolapso. Por exemplo, mulheres que não têm sintomas poderão ser acompanhadas clinicamente, e mulheres com sintomas e prolapsos de pequena intensidade poderão ser tratadas com fisioterapia.

Entretanto, em boa parte das situações, a cirurgia pode ser a opção mais indicada. E seu benefício poderá ser maior quando for realizada por técnicas menos invasivas, como a cirurgia vaginal ou laparoscópica. Em qualquer das situações, prolapsos mais ou menos severos, ele poderá ser tratado de maneira eficaz e ser curado. O sucesso depende de uma correta avaliação e planejamento adequado.

1. Machin SE, Mukhopadhyay S. Pelvic organ prolapse: review of the aetiology, presentation, diagnosis and management. Menopause Int. Dec 2011;17(4):132-136.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088