Quando fazer videolaparoscopia

A laparoscopia planejada e bem realizada é uma excelente ferramenta para o tratamento da endometriose

Quando a endometriose causar sintomas de dor e/ou infertilidade, a (vídeo)laparoscopia pode ser uma excelente opção. Certamente deverá ser discutida entre médico e paciente. O procedimento é realizado em hospitais capacitados, e prevê um curto tempo de internação e uma rápida recuperação, de maneira geral.

A laparoscopia é uma cirurgia. Não é um exame para se detectar a endometriose. Este é um conceito em evolução, porém já bem estabelecido. Hoje, profissionais experientes têm a condição de fazer um diagnóstico correto e plausível da endometriose pela história clínica, exame de toque vaginal, e um exame de imagem especializado (ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e/ou ressonância magnética pélvica) já antes da cirurgia. A laparoscopia deverá servir, portanto, ao tratamento planejado da endometriose, e não ao simples diagnóstico 1.

1. Koninckx PR, Ussia A, Adamyan L, Wattiez A, Donnez J. Deep endometriosis: definition, diagnosis, and treatment. Fertil Steril. Sep 2012;98(3):564-571.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088