Quero engravidar! E agora?

Cirurgia e reprodução assistida são as principais opções de tratamento da infertilidade associada à endometriose.

Até metade das mulheres com endometriose poderão ter infertilidade. A outra metade engravidará espontaneamente e sem tratamento. Dizemos que há infertilidade quando não ocorre a gravidez após 1 ano de tentativa sem proteção.

Há duas opções de tratamento para a infertilidade associada à endometriose: cirurgia e/ou reprodução assistida, como a fertilização in vitro . A escolha dependerá de uma completa avaliação do casal. A idade da mulher, a presença de sintomas de dor por endometriose, e a presença ou não de fatores masculinos de infertilidade irão direcionar a escolha, entre outros.

Converse com seu médico e discuta a opção de tratamento mais apropriada para você. Saiba que as chances de sucesso para engravidar podem depender da experiência da equipe médica, especialmente quando se considera a cirurgia 1.

1. Yu HT, Huang HY, Soong YK, Lee CL, Chao A, Wang CJ. Laparoscopic ovarian cystectomy of endometriomas: surgeons experience may affect ovarian reserve and live-born rate in infertile patients with in vitro fertilization-intracytoplasmic sperm injection. Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol. Oct 2010;152(2):172-175.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088