Recorrência ou persistência?

O exame de imagem especializado pode ajudar a entender se a doença “voltou”, ou se simplesmente “ficou”.

Recorrência da endometriose significa dizer que ela “voltou” após o seu tratamento. Ela desapareceu, mas depois voltou. Persistência significa dizer que as lesões de endometriose permaneceram com o tratamento. Elas sempre estiveram presentes, mesmo que possa ter havido um controle dos sintomas de dor. Muitos entendem (é até senso comum) que a endometriose seja recorrente. Alguns entendem que ela possa ser simplesmente persistente.

As implicações são importantíssimas. Por exemplo, as medicações utilizadas no tratamento da endometriose podem controlar os sintomas de dor de forma variável. Entretanto, não são capazes de causar o desaparecimento das lesões de endometriose profunda. Por outro lado, cirurgiões experientes referem recorrência menor que 5%. Segundo os mesmos, “sugere-se que a recorrência da endometriose seja quase que invariavelmente uma consequência de cirurgia incompleta” 1. Uma maior experiência com a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética pélvica especializadas poderão ajudar no entendimento da história da doença.

1. Koninckx PR, Ussia A, Adamyan L, Wattiez A, Donnez J. Deep endometriosis: definition, diagnosis, and treatment. Fertil Steril. Sep 2012;98(3):564-571.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088